segunda-feira, 11 de julho de 2011

Portugol com o VisuALG

Quem está começando no mundo da programação pode se deparar com uma coisa chamada "Portugol". O Portugol nada mais é que um português estruturado com a finalidade de padronizar instruções, se assemelhando com linguagens de programação populares como o C/C++, facilitando o aprendizado da programação e o desenvolvimento do raciocínio lógico.

Ele possui funções presentes na maioria das linguagens de programação, como else, if, switch, só que tudo no nosso bom português. Foi aí que encontrei o VisuALG, que é um editor e interpretador de pseudo-códigos (Portugol). Coloquei abaixo um exemplo para o VisuALG que calcula a soma de 2 números informados pelo usuário e diz se o resultado da soma é um número par ou impar.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
algoritmo "soma2"
// Função : Calc. a soma de dois números e informa se o result. é par ou impar
// Autor : Gabriel
// Data : 6/7/2011
// Seção de Declarações
var
   N1: inteiro
   N2: inteiro
   soma: inteiro
inicio
   escreval("Digite o primeiro numero")
leia(N1)
   escreval("Digite o segundo numero")
leia(N2)
soma <- N1+N2
   se soma%2 = 0 entao
   escreval("A soma dos numeros é ", soma ," sendo", soma , " um numero PAR")
senao
   escreval("A soma dos numeros é " , soma , " sendo", soma , " um numero IMPAR")
fimse
fimalgoritmo
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Observe que lendo o código é super fácil compreender sua finalidade, mesmo não entendendo nada de linguagens de programação. O VisuALG é um  software nacional desenvolvido pela Apoio Informática, e é distribibuido gratuitamente. Ele é uma mão na roda para quem deseja começar a trilhar o caminho árduo, mas fascinante da programação.

As únicas limitações que encontrei até a presente versão (2.0) é que as matrizes são limitadas em apenas 2 dimensões, não permitindo a criação de matrizes tridimensionais por exemplo. Outra limitação é que não existe a possibilidade de se declarar um número como constante, como o "static final" do java permite. Mas isso são detalhes que não atrapalham em nada o aprendizado.


Tela do VisuALG

Você pode fazer o download do programa no site da Apoio Informática, que está disponível apenas para Windows, o que eu achei um ABSURDO, mas acredito que vão dar um jeitinho nas próximas versões ;)

.::: Apoio Informática :::.

Um comentário: