sábado, 1 de janeiro de 2011

Chiptune - Nostalgia em 8 bits

Imagine a situação: Você liga aquele seu ATARI, SNES velho de guerra, ou emulador, e sente aquela música do Super Mario, Sonic, Super Metroid, Top Gear, Mega Man, adentrando seus ouvidos. Aquela nostálgica sensação proporcionando uma agradável viajem até sua infancia de chiclete ping pong, frutilly, Comandos em ação, e Jaspion. Como uma música tão "simples", toca este seu maldito coração nerd? Você sabia que esse tipo de música tem nome? Apresento-lhe o CHIPTUNE.

O Chiptune segundo a Wikipédia : "Chiptune, ou chip music é um estilo musical escrito em formatos de som cujos efeitos sonoros são sintetizados em tempo real por um computador ou console de video game que gera sons característicos de jogos antigos." Seu auge foi dos anos 80 até o inicio dos anos 90. Estes timbres/sons eram os únicos disponíveis para a criação de música em computadores. Um marco no Chiptune foi o uso do MOS 6581/8580 SID (Sound Interface Device) que era um chip gerador de sons programável, que equipava o Commodore CBM-II, Comodore 64, Comodore 128, e o Commodore MAX. Ele foi o primeiro chip deste tipo implementado em computadores domésticos.

Na direita o MOS 6581, a esquerda o MOS 8580


O MOS 6581/8580 SID é um circuito integrado com portas de controle digitais, enquanto as de saída são analógicas. Possui três síntetizadores de voz, onde cada voz pode usar uma de pelo menos cinco formas de onda diferentes: onda quadrada (com ciclo variável), onda triangular, onda dente de serra, pseudo-aleatórias (mas não branca), ruído e formas de ondas combinadas, que é quando muitas formas de ondas são escolhidas simultâneamente. A modulação, filtros, e técnicas de programação, como arpejo (ciclagem rápida entre duas ou mais frequências), juntas, produzem a sensação característica da música em SID.

 Commodore 64+SID fazendo a alegria da criançada

Apesar do SID 8580 ser uma atualização do SID 6581, muitos músicos preferem o SID 6581 pelo fato de produzir uma distorção mais forte, que muitas vezes é utilizado para simular timbres de guitarra. Outra característica é o circuito conversor Digital/Analógico utilizado no gerador de ondas do SID 6581 produzir uma distorção adicional, proporcionando sons mais ricos.

Pinos do MOS 6581 SID

Hoje é possível adquirir sintetizadores baseados no MOS SID. Um exemplo é o SidStation, produzido por um empresa Sueca chamada Elektron (SidStation no site da Elektron). Como os chips MOS 6581/8580 SID não são mais fabricados atualmente, a Elektron comprou TODO o estoque que existia. Não preciso nem dizer que isso reflete no preço do brinquedinho, que no ebay varia de 800 a 1,200 doletas! A aparência do SidStation é bem simples, com um ar "retrô", possuindo um display LCD, quatro knobs, um teclado e um potenciômetro.

Elektron SidStation
Alguns subgeneros do Chiptune são: Clássico, Neo-Clássico, Electro, Nintendocore, Gamewave. Fazendo uma pesquisa rápida descobri uma banda muito FRENÉTICA de Nintendocore chamada "Horse The Band", que mistura vocais guturais/clean e os nossos queridos sons de 8 bits.

Horse the Band moendo

Se você se interessou pelo Chiptune não deixe de conferir os sites que coloquei logo abaixo, com destaque para o http://pixelmusic.org/ que é um site Nacional dedicado ao Chiptune. Não esqueça de deixar seus comentários que agora vou ali jogar um Alex Kidd nervoso! (:


CHIPTUNE LINKS:

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Nossa, Show esse tópico!
    Pra mim a melhor musica de todas é a da primeira fase do Top Gear. Nervosa demais! Metal bruto!!

    http://www.youtube.com/watch?v=xpUZYWX2BoY

    Eu achei no Ebay o MOS 6581!! Num sei se é exatamente o mesmo. confere ae!

    http://cgi.ebay.com/MOS-6581-MOS6581-SID-IC-C64-MIDIbox-SIDSTATION-/330516685905?pt=UK_BOI_Electrical_Components_Supplies_ET&hash=item4cf4546451

    Aki tem um tributo a Michael Jackson no formatos 8 Bits!!
    hehehehe

    http://www.youtube.com/watch?v=f8PJQ6FCHq4&feature=related

    ResponderExcluir
  3. Marcão, essa música do Top Gear toca lá no fundo velho! Escorre até uma lágrima de emoção!
    huhahahuahuahuahuahuahuahua
    Tu viu o precinho do chip? Quase R$ 60,00 mangos! Hahahauhauhuahauhuahu
    Essa versão 8 bits do MJ eu não sacava! MUITO BOA!

    ResponderExcluir