terça-feira, 28 de junho de 2011

Diferenças entre Arduino Duemilanove e UNO

O Arduino UNO chegou como forma de atualização para a versão Duelmilanove, essa última super bem explorada, e a que no meu ponto de vista, foi a grande responsável por popularizar a plataforma pelo mundo, graças a sua simplicidade e eficiência. Prova disso é a quantidade de projetos que você encontra utilizando o Arduino Duemilanove.
 O popular Arduino Duemilanove

As diferenças entre o Duelmilanove e o UNO são poucas, e neste post vou explicar de forma simples cada uma delas. Olhando rapidamente o design das placas percebe-se que praticamente nada mudou, inclusive as posições e funções dos pinos continuam as mesmas. Isso é muito bom pois possibilita o uso de shields desenvolvidos para o Duelmilanove diretamente no UNO. Em relação os programas nada mudou também. Os programas que funcionam no Duelmilanove funcionam normalmente no UNO.

Arduino UNO com destaque para o microcontrolador Atmega8U2

O microcontrolador utilizado no UNO é o Atmega 328, o mesmo do Duemilanove. Porém no Arduino UNO existe um microcontrolador adicional (Atmega8U2) no lugar do chip FTDI utilizado no Duemilanove, que é responsável pela conversão USB/Serial. Este microcontrolador pode ser reprogaramado a partir daquele terminal (6 furos) logo acima do chip. Isso dá mais poder e flexibilidade à projetos avançados, pois possibilita o Arduino trabalhar com qualquer dispositivo USB, como teclados e mouses. A gravação no UNO ficou mais rápida também, o que é uma grande vantagem, pois quando estamos fazendo testes no programa, esperar os leds verdinhos do Arduino pararem de piscar parece durar uma eternidade :)

Especificações Arduino UNO
MicrocontroladorATmega328
Tensão de Operação5V
Tensão de Entrada (Recomendada)7-12V
Tensão de Entrada (limites)6-20V
Portas I/O Digitais14 (6 delas pode ser usadas como saídas PWM)
Portas Análogicas6
Corrente CC p/ cada porta I/O40 mA
Corrente CC no pino de 3.3V 50 mA
Memória Flash 32 KB (ATmega328) 0.5 KB utilizados pelo Bootloader
SRAM2 KB (ATmega328)
EEPROM1 KB (ATmega328)
Clock16 MHz



Pode-se dizer que a adoção do Atmega8U2 é a principal diferença entre as duas versões. Outro ponto importante é a redução no tamanho do Bootloader, que no caso do UNO ocupa 0.5 KB contra 2 KB do Duemilanove, o que implica em mais espaço na memória para a programação do usuário. Se você tem vontade de comprar um Arduino mas não quer pagar sua alma por isso fique ligado, pois vou escrever um guia de como comprar sua placa/kit/sensor através do ebay e outros sites utilizando seu cartão de crédito internacional.


Happy development!


2 comentários:

  1. Gostei do artigo, muito interessante!! Ficou bem claro a diferença entre o Arduino Duemilanove e o UNO, apesar de serem quase iguais rsrs!!! ;)

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo artigo, muito esclarecedor. Obrigado pela ajuda.

    Grande Abraço!

    Ricardo Vieira

    ResponderExcluir