quarta-feira, 29 de junho de 2011

Posicionamento da Microsoft em relação ao Kinect

A Microsoft lançou no dia 16 de junho um kit de desenvolvimento de software (SDK) para que qualquer pessoa possa criar aplicações para o Kinect. O Kinect para quem não conhece é uma tecnologia capaz de permitir aos jogadores interagir com os jogos eletrônicos sem a necessidade de ter em mãos um controle/joystick.
Kinect (Clique para ampliar)

Ele sofreu vários hacks não-oficiais através de engenharia reversa, o que expandiu e muito suas funcionalidades. O primeiro driver que possibilitou utilizar o Kinect no PC foi escrito por entusiastas e disponibilizado livremente na internet. O video abaixo tem uma seleção dos 12 melhores hacks para o Kinect, simplesmente FENOMENAL:


O que me chama a atenção nessa história toda é o posicionamento da Microsoft em relação ao uso "indevido" do seu hardware. Enquanto a Sony processa Hackers como GeoHot (motivo pelo qual a rede PSN sofreu ataques), e lança atualizações com a finalidade de "travar" o console, banindo aparelhos destravados da PSN, a Microsoft vai totalmente contra a maré e lança um SDK, incentivando o desenvolvimento de aplicações para sua plataforma. Isso do meu ponto de vista é uma atitude louvável, pois quem conhece a Microsoft de anos atrás (Windows 98), sabe o quanto a empresa era fechada e cabeça dura.

O SDK dá aos desenvolvedores acesso direto às informações capturadas pelos sensores no Kinect, incluindo o sensor de profundidade, câmera colorida e conjunto de microfones. Eles poderão, por exemplo, rastrear os movimentos de duas pessoas se movendo em frente ao aparelho para criar aplicativos controlados por gestos.

Recursos de processamento de áudio como supressão de ruído e cancelamento de eco também estão disponíveis, e desenvolvedores poderão usá-los para identificar a origem de sons. Eles também poderão usar a API de reconhecimento de voz do Windows. Os programas poderão ser escritos em C#, C++ ou qualquer linguagem capaz de se integrar à plataforma .Net da Microsoft. Eu já postei um hack muito estranho para o Kinect chamado "THE EVIL GENIUS SIMULATOR


Eu como usuário de Software Livre e defensor árduo da filosofia open source estou admirado com a Microsoft. Claro que existem vários interesses por trás de um SDK que só funciona no Windows, o que não deixa de ser uma forma de atrair desenvolvedores para a plataforma, mas devo admitir:

Ponto para a Microsoft®

Você pode fazer o download do SDK no endreço abaixo:
http://research.microsoft.com/en-us/um/redmond/projects/kinectsdk/

Nenhum comentário:

Postar um comentário