quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Pelamis - Energia das ondas

O progresso do homem tem forçado o mesmo a procurar novas fontes de energia como alternativa as existentes atualmente. Outros fatores como degradação ambiental e a escassez dos combustivéis fósseis também tem colaborado para esta procura. A energia eolica e fotovoltáica tem ganhado cada vez mais espaço, mas você já ouviu falar do Pelamis? Dê uma olhada na foto abaixo.

Pelamis P-750
Este "minhocão" aí em cima é o Pelamis. Este interessante sistema faz uso do movimento das ondas do mar para produzir energia elétrica. Ele é um estrutura semi-submersa composta por segmentos cilindricos unidos por juntas articuladas. São nestas juntas que estão localizados os conversores. A energia convertida por cada junta é transmitida à rede elétrica através de um único cabo, existindo a possibilidade de ligação em série de vários Pelamis, formando uma "Wave Farm".

Pelamis - Detalhe

As estruturas trabalham de forma independente, podendo ser rebocadas em caso de manutenção, não comprometendo o funcionamento das outras. O Pelamis é preso a amarrações feitas no fundo do mar com um sistema de boias que previnem tensão excessiva nos cabos enquanto mantem a máquina em posição. Segundo o fabricante, um parque com produção de 30MW consiste em 40 Pelamis que ocupam 1 km², fornecendo energia para aproximadamente 20.000 residências.

Sente o movimento
O Pelamis tem três módulos de conversão de energia (3x250 kW), sendo cada módulo um sistema independente de conversão. Abaixo uma figura com detalhes deste módulo.

Vista interna de um módulo de conversão do Pelamis

O Pelamis é fabricado por uma empresa escocesa chamada "Pelamis Wave Power", antes conhecida por Ocean Power. A primeira "Wave Farm" comercial do mundo está localizada em Portugal, chama-se "Aguçadoura Wave Farm" com capacidade de geração na ordem de 2,25 MW, o bastante para suprir a necessidade de 1.500 residências Portuguesas. Onde estão as piadinhas de português agora? Palmas pra Portugal meu povo! Na tabela abaixo você confere algumas detalhes técnicos do Pelamis.

Detalhes (Clique para ampliar)
Devido ao projeto implantado em Portugal, muita documentação do Pelamis é encontrada em Português, vou deixar os links abaixo caso você se interesse. Eu particularmente acho o Pelamis genial, e uma ideia altamente rentável. É uma pena que no Brasil ainda não podemos fazer uso desta tecnologia devido ao tipo  de movimento das ondas que temos na nossa costa, que não são compativéis com o Pelamis, mas que o este minhocão é fenomenal isso não resta dúvidas. 

PELAMIS LINKS:
Wikipedia - Pelamis
Wikipedia - Wave Hub
Wikipedia - Aguçadora Wave Farm
Site do fabricante

3 comentários:

  1. Fiquei curiosa, para saber como anda a produção energética atualmente. Esta acontecendo dentro do previsto ou não? Adorei as novas tecnologias de obtenção de energia elétrica a partir das marés.

    ResponderExcluir