terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Realidade Aumentada (Augmented Reality) - Introdução

A primeira vez que ouvi falar de realidade aumentada fiquei encantado, foi quase que um encanto infantil, achei impressionante. Hoje quero compartilhar com você um pouco deste encanto, e explorar as várias possibilidades que  ela pode nos oferecer. Hoje muito se fala em filmes e jogos 3D, e a realidade aumentada pega carona nessa nova onda do entreterimento, se mostrando uma ferramenta muito poderosa e robusta. Vamos ver como a nossa querida Wikipedia define Realidade Aumentada:

"Realidade Aumentada (RA) é uma linha de pesquisa dentro da ciência da computação que lida com integração do mundo real e elementos virtuais ou dados criados pelo computador. Atualmente, a maior parte das pesquisas em RA está ligada ao uso de vídeos transmitidos ao vivo, que são digitalmente processados e “ampliados” pela adição de gráficos criados pelo computador."

Hoje a aplicação da Realidade Aumentada se extende desde videos, até games e aplicativos móveis. Porém uma aplicação que achei o máximo foi o "Virtual Mirror", que tem tudo para ser uma tendência. O video foi enviado pela minha amiga blogueira Tamires lá do T.coutture.

 Impressionante não?

Se você possui uma webcam pode experimentar também! Basta acessar o site da Ray Ban,  e clicar no link "Virtual Mirror", ou clique aqui e seja feliz. O Virtual Mirror ilustra com maestria a integração do mundo real (seu rosto) e o virtual (óculos). O sistema não é perfeito, pois além do visual, existe a questão do conforto dos óculos no rosto e das lentes, mas não deixa de ser GENIAL, pois o resultado visual se aproxima bastante do real. Reparare que no final do vídeo o modelo usa um óculos real, e  um boneco o virtual a fim de se mostrar as diferenças dos dois mundos. A aplicação é tão bem bolada que até a sombra dos óculos no rosto do modelo é simulada. Vale a pena conferir!

Logo, Realidade Aumentada é um sistema que:
  • combina elementos virtuais com o ambiente real;
  • é interativa e tem processamento em tempo real;
  • é concebida em três dimensões.
Outra aplicação super interessante utilizando Realidade Aumentada é um jogo chamado "Level Head" criado por um rapaz chamado Julian Oliver, onde você conduz um personagem dentro de um cubo onde existe um cenário. O desafio é encontrar a saída em menor tempo possível. 

É Cubo Mágico do Século 21 meu povo!

O jogo é grátis e você pode fazer o download clicando aqui. O jogo foi desenvolvido na plantaforma Debian GNU/Linux e você terá que fazer o download de algumas bibliotecas adicionais. Se você, como eu utiliza o Slackware não preciso nem dizer que você tera que compilar TODOS os pacotes manualmente.  Para ajudar na tarefa, alguns dos pacotes possuem Slackbuilds, poupando um pouco de trabalho. Mas o esforço vale a pena. Como guia de instalação, recomendo o artigo do Cabelo no VOL, onde ele lista as dependências e detalha cada etapa da compilação.

Outras aplicações utilizando realidade aumentada (RA):

Propaganda: A utilização da RA na criação de anúncios interativos. 

Dispositivos de Navegação:  A RA possibilita a criação de dispositivos interativos de localização para automóveis, navios e aviões. O famoso HUD (Head-up display) presente nos simuladores de voo e logicamente nos caças de combate é um exemplo da utilização da RA em dispositivos de navegação.
Para você que achava que isso era coisa de Gamer
Aplicações Industriais: A utilização da RA pode ser utilizada para comparar modelos reais e virtuais, implicando em economia na construção de protótipos e aumentando a qualidade do produto final.

Serviços de Emergência e Militares: RA pode fornecer informações como instruções, mapas interativos, e localização de inimigos.

Celular na "palma da mão" literalmente
Certa vez ouvi a seguinte frase "A vida imita a Arte". Acho justamente o contrário, acredito que a arte imita a vida, os Jetsons, Minority Report, juntamente com a Realidade Aumentada estão aí para justificar.  Tentador é imaginar até onde a mente humana é capaz de aproximar o mundo real do virtual no futuro.

Como de praxe, deixo alguns links abaixo para quem desejar saber mais sobre Realidade Aumentada. E você? Conhece alguma outra aplicação utilizando Realidade Aumentada? Compartilhe conosco! Um abraço e até a próxima.

REALIDADE AUMENTADA LINKS:
Wikipedia - Augmented Reality
Cabana Criacao
Howstuffworks.com - Augmented Reality

Nenhum comentário:

Postar um comentário