quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Sunswift IVy - O carro solar mais rápido do mundo!

Não parece muito com um carro convencional, mas este é o Sunswift, um projeto desenvolvido pela New South Walles University. O veículo já vinha chamando a atenção por ganhar o Desafio Solar Mundial, que é uma corrida de carros solares que ocorre a cada dois anos na Austrália.

Nessa competição os carros solares devem percorrer 3.021 km através do deserto australiano, de Darwin a Adelaide. A corrida atrai muitas equipes ao redor do mundo, a maioria fundada em universidades ou por empresas, mas há também aquelas que são fundadas em escolas de ensino médio.
Sunswift IVy - Existe uma pessoa aí dentro, acredite!
O mais novo feito deste interessante veículo foi quebrar o recorde de velocidade para um carro movido a energia solar. O recorde era sustentado pelo GM Sunraycer com 78 km/h, e foi batido pelo Sunswift IVy com  88 Km/h. Isso foi possível porque o IVy é alimentado somente pelo sol, tendo seu compartimento de baterias retirado, diminuindo consideravelmente seu peso (140 kg). Abaixo o vídeo da façanha.


Mais um vídeo sobre o IVy.


Você sabia que o Brasil também tem um carro solar?  O nome dele é "The Banana Enterprise", desenvolvido pela Universidade de São Paulo (USP).
The Banana Enterprise - É nóis!

Se você gostou dos carros solares, não deixe de conferir um post que fiz sobre o Ford Fusion Hybrid, que usa um interessante sistema de frenagem para carregar suas baterias, clique aqui. Não esqueça de comentar, um abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário