sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

GPS Spoofing

Recentemente um engenheiro do Irã forçou o pouso de um dos mais avançados Drones (Aeronave não tripulada) norte americanos que sobrevoava o território do País. Ele fez uso de uma técnica chamada "GPS Spoofing". Esta técnica não é nenhuma novidade, e foi publicada em detalhes pelo próprio engenheiro em um artigo científico em 2001.

Pessoal dando uma "sacada" no brinquedo do Obama

Boatos diziam ser um jogo do governo do Irã para fazer pressão aos EUA. Porém na semana passada, o presidente Barack Obama confirmou a perda de um Drone no território do Irã, e pediu formalmente o equipamento de volta, atitude essa que foi altamente criticada pela oposição do governo de Obama. O pedido, logicamente, foi rejeitado pelo Irã (WW3!?).

Este é mais um exemplo que não existe dispositivo de segurança/equipamento à prova de falhas. O Drone norte americano voa a altitudes muito elevadas, sendo praticamente impossível abate-lo usando alguma espécie de arma em solo. Um video publicado pelo governo do Irã mostra que o Drone está em perfeito estado. O mesmo divulgou que vai COPIAR (isso mesmo, na cara dura) o brinquedinho norte americano.


Vou disponibilizar um link no Mediafire com o artigo que é muito interessante (em inglês). Nele o autor dá até sugestões de como contornar a falha, tudo muito bem explicado. Leitura obrigatória moçada! :)

2 comentários:

  1. hauhauhau tomaram bando de trouxa!

    ResponderExcluir
  2. O modus operandi desse engenheiro Iraniano lembra bastante o Victor Vanko do homem de ferro 2. Estuda, Hackeia, captura, copia e melhora.

    ResponderExcluir