Já tem algumas edições da da revista ÉPOCA que me deparo com a propaganda do Ford Fusion Hybrid. Por sinal uma campanha publicitaria muito interessante, onde os consumidores curiosos enviam suas perguntas sobre o novo carro e a tecnologia utilizada nele. Os carros Híbridos são uma das novas apostas do setor automobilístico para diminuir o uso de combustíveis fósseis, juntamente com as emissões de dióxido de carbono.
Bonito não? |
O visual do Fusion Hybrid naturalmente chama a atenção, bem lúcido, ele conserva o estilo "sedan de ser" que estamos bem acostumados. Mas os grandes diferenciais estão na parte interna do automovél. O painel é todo digital e mostra a eficiência de combustivel, e com a ajuda de um sistema chamado "EcoGuide", o motorista é auxiliado a adquirir melhores hábitos de direção para economizar combustível. Ou seja, o carro ainda te passa umas "manhas" para economizar!
Painel do Fusion Hybrid |
O Fusion Hybrid obtem propulsão através do motor elétrico e do motor gasolina, daí vem seu nome "Hybrid". O motor elétrico é alimentado por um banco de baterias de níquel-hidreto metálico (NiMH). O carro possui um sistema chamado válvula de admissão com atraso de fechamento (iVCT), que faz a alternância dos motores de forma suave. O motor a gasolina gera 158 cv de potência , e o elétrico 107 cv, atingindo uma velocidade de 75 km/h no modo totalmente elétrico. Isso é interessante, pois você poderia dirigir na cidade apenas com a potência do modo totalmente elétrico.
Mas o que me chamou mais a atenção foi o sistema de recarga das baterias, que é feito automaticamente quando o motor a gasolina entra em operação, por meio de freios regenerativos que recuperam a energia desperdiçada nas frenagens e desacelerações. O conceito transforma a energia cinética liberada durante a frenagem em energia elétrica.
Diagrama do fluxo de energia para um sistema de freios regenerativos |
O uso de freios regenerativos é genial pois tira proveito do cenário que temos ao dirigir dentro da cidade. Estamos a todo o momento parando em semáforos ou coisas do tipo. O Fusion Hybrid será vendido em versão única de acabamento por 133.900 reais. A Ford fornecerá garantia total de três anos e garantia de oito anos para a bateria de níquel-metal.
Com certeza a tecnologia está melhorando nossa vida, mas eu acho que poderia ser algo mais revolucionário. Porque todo mundo ouve falar em carros puramente elétricos, movidos a hidrogenio e tal, mas cadê esses carros??? Quero comprar um, onde eu vô?? Infelizmente a gente ainda está muito preso ao interesses dos chefões do petróleo, porque se engana quem pensa que esses carros "revolucionarios" não estão prontos pra rodar, visto que quem acompanha salões de automóvel, tá cansado de ouvir falar de carros que operam com um monte de tipos de combustivel. Mas de novo, cadê esses carros na rua? Porque o Fusion já não veio puramente elétrico? Tudo bem, eu entendo que pra tocar uma banheira dessas gasta muita energia e fica complicado armazenar tudo isso em baterias, todo mundo fica chateado se a bateria do celular acaba, imagina se a bateria do carro acaba!!!! Mas eu tenho certeza que carros mais leves, para dois passageiros apenas e feitos para cidade podem operar puramente elétrico.
ResponderExcluirPra mim o Fusion Hibrido num passa de uma estratégia de Marketing, simplesmente pra ser inovador e diferente dos outros.