domingo, 13 de março de 2011

Desenvolvendo com o Arduino - Fritzing+VB

Trocando ideias com um amigo de faculdade nessa semana, me veio a cabeça se não existe algum simulador para o Arduino na internet. Conheci um simulador para o PIC16F877A que roda no PROTEUS, então fui atrás de algo parecido com o Arduino. Foi aí que encontrei o Fritzing e o Virtual Breadboard, que são uma mão na roda para testar seu hardware e software virtualmente antes de implementar um protótipo real.

Fritzing

O Fritizing é um aplicativo open source que serve para desenvolver protótipos virtuais, mantendo a aparência o mais próximo possível, fisicamente falando, do produto final. Com ele você tem a protoboard, os componentes, e o Arduino. Basta montar e disponibilizar. Ele possui a opção de criar o esquemático do projeto, porém ele não simula o funcionamento do circuito. O Fritzing roda nos ambientes Windows, MAC, GNU/Linux.
Fritzing - clique para ampliar

Virtual Breadboard

Para simular o circuito criado no Fritzing, encontrei o Virtual Breadboard. Com ele você pode enviar seu programa e observar o comportamento do circuito. Confira abaixo um vídeo com 20 exemplos do Virtual Breadboard baseados no Arduino.


É isso aí pessoal! Agora é botar a mão na massa e construir seus projetos de forma mais rápida e eficiente (e sem queimar nada) com a ajuda do Fritzing e do Virtual Breadboard :)

..::: LINKS :::..

2 comentários:

  1. Olá Gabriel,

    Estou com um problema em exportar o arquivo do Fritzing e importar no Virtual Breadboard.

    Você pode me ajudar?

    no aguardo.

    abs..

    Fábio Luís

    ResponderExcluir
  2. alguem sabe como instalo o virtual breadboard? escrevo meu email e password mas dá erro

    ResponderExcluir